26 de julho de 2011

Acerte de primeira: Jornalismo

Tem coisa mais dificil do que decidir que profissão seguir?Eu sinceramente acho injusto colocar nas mão de jovens de 17,18 anos uma decisão que pode perdurar pela vida toda!
Eu já quebrei muito a cabeça até descobrir o que eu queria fazer : Jornalismo.
E se o Deus protetor dos Vestibulandos permitir eu começo 2013 [se o mundo não acabar em 2012...],na Universidade Rural Do Rio De Janeiro *cruza os dedos*.
Mas pra quem ainda não se decidiu,eu resolvi fazer posts com a tag "Acerte de primeira" para ajudar vocês a saber um pouco mais de cada profissão.
Então,vamos lá?


O que faz?
Depende de qual área do jornalismo você vai querer seguir.
E são elas:

Comunicação digital multimídia

Criar,montar,implantar e cuidar da manutenção de websites,intranets [é uma rede interna,com acesso somente para membros e funcionários de uma determinada empresa] e extranets [acesso liberado a clientes e fornecedores].Redigir e editar boletins e revistas eletrônicas.Administrar conteúdos na internet.

Comunicação empresarial

Promover o contato entre determinada organização com a imprensa e outros públicos-alvo,como funcionários,fornecedores,clientes,governo,entidades,a fim de divulgar o nome da empresa,seus valores e produtos.

Edição

Definir o enfoque e o tamanho da reportagem e escrever o texto final.Em veículos impressos e na internet,selecionar fotos e ilustrações que serão usadas.Em rádio e TV,combinar imagens e/ou sons numa mesma fita para dar forma final a documentários e noticiários.

Fotojornalismo

Fotografar cenas reais,pessoas e acontecimentos para reportagens em jornais,revistas ou internet.

Reportagem

Coletar informações e redigir textos para divulgação em rádio, televisão, jornais, revistas ou internet.

Mercado de trabalho: 
O mercado em expansão é o das mídias digitais [portais, revistas on-line, blogs e sites de empresas],por isso é importante que o jornalista sempre esteja por dentro das novidades tecnológicas.
A comunicação corporativa ou empresarial é outra área que pode ser promissora,pois costuma oferecer mais oportunidades de trabalho do que as redações de revistas,jornais e agências de notícias. 
Os maiores empregadores continuam nas capitais,principalmente em São Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte e Brasília,mas cresce o número de oportunidades em cidades do interior,sobretudo da Região Sudeste.

Vantagens:
Saber de noticias antes de todos.
Ter conhecimento sobre vários assuntos.
A área de atuação que mais vem crescendo no jornalismo é a internet.
Desvantagens:
Jornalista costuma ter hora para entrar,mas dificilmente tem hora para sair.Trabalhar em feriados e finais de semana são rotina nessa profissão.
A competição por empregos de jornalistas nas áreas tradicionais [telejornalismo e jornal impresso] tem sido muito grande.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Bom texto. Parabéns pela escolha e vamos torcer para que tudo dê certo em 2013.
    Vale acrescentar: estudante de jornalismo também tem hora para começar a estudar e fazer trabalhos,e também não tem hora para terminar. Os finais de semana e os feriados também são comprometidos. hehe

    Abraço e boa sorte! :)

    ResponderExcluir

Depois de ler minhas palavras, me encontro ansiosa para ler as suas! ;)